Foi disponibilizada para consulta pública a versão 3.0 da Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV).

A iniciativa Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE, continua a sua escalada de adesões com a finalidade de ofertar mais informações geoespaciais à sociedade.

A Comissão Européia publicou uma nova versão do Marco Europeu de interoperabilidade

Foi realizada no último dia 14 de Março, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em Brasília, a 5ª Reunião do Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).

No dia 15 de março de 2017, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em Brasília, foi realizada a 24ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR)

No dia 13 de fevereiro de 2017, o Comitê para Estruturação da Mapoteca Nacional Digital (CEMND), da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) se reuniu

Informamos que o Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto (CISRE) está iniciando os estudos para processo centralizado de aquisição de imagens satélite para 2017.

De 3 à 7 de outubro foi realizada no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) a Oficina Preparatória para Treinamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)

A reunião foi realizada em Brasília, no Ministério do Meio Ambiente, no dia 14 de Setembro. Trata-se da terceira reunião do Comitê (CICVTM) da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) que está sob coordenação do IBGE.

Aconteceu no último dia 13 de Setembro, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em Brasília, a 4ª Reunião do Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).

Informamos que estão abertas as inscrições para o evento FOSS.4GIS.GOV:

O IBGE disponibilizou, no dia 28 de julho de 2016, o Mapa de Cobertura e Uso da Terra do estado do Rio de Janeiro, em formatos vetorial e pdf

A Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) através do Comitê de Integração das Componentes Verticais Terrestre e Marítima (CICVTM) em parceria com IBGE, e do Ministério do Meio Ambiente, através da Gerência Costeira (GERCO) realizou de 25 a 26 de Julho no CDDI a Oficina de Trabalho: “Subsídios para um projeto de integração das altitudes terrestres e marítimas para o gerenciamento costeiro”.

O IBGE atualizou as altitudes de sete pontos culminantes brasileiros, a partir da aplicação da versão 2015 do modelo de ondulação geoidal do Brasil (MAPGEO2015),

Na semana de 24 à 28 de agosto de 2015 ocorrerá a Conferência Internacional de Cartografia e, junto a ela, a Exposição Cartográfica Internacional, organizada em colaboração com o IBGE.

O IBGE disponibiliza hoje, 1º de junho de 2015, em seu portal na internet, mosaicos de imagens ortorretificadas do Piauí e um conjunto de 30 cartas imagem de Tocantins. Com resolução espacial de 10 metros, as imagens que deram origem a esses produtos foram obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS.

O IBGE lança hoje o Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com atividades presenciais e online sobre geotecnologias e municípios, ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio a terceira edição do evento Administração Municipal de Precisão (AMP) organizado pelo Sistema Labgis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Mais da metade da população no Brasil (55,9%) residia, em 2010, em municípios que formavam os arranjos populacionais, ou seja, agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo, ou à contiguidade entre manchas urbanas. Isso representava 106,8 milhões de pessoas em 294 arranjos, formados por 938 municípios.

O IBGE disponibiliza hoje (25/03/2015), no seu portal na internet, um conjunto de mapas das “Áreas Urbanizadas do Brasil”.

Foi celebrada, no último dia 19/02, a assinatura de Ata de Registro de Preços para fornecimento de imagens de satélite para o governo federal entre a Central de Compras e Contratações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a empresa Hiparc Geotecnologia. O Contrato abrange o fornecimento de três lotes de imagens: até 0,70 m; até 2,5 m e até 6.5 m de resolução espacial, tanto de acervo quanto programadas.

Em 25 de fevereiro de 2015 encerrou-se o período de 10 anos de transição para adoção do novo sistema geodésico de referência SIRGAS2000, em sua realização 2000,4, no Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e no Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

A CONCAR através do PROSIS, instrumento de financiamento do BID, busca o aperfeiçoamento tecnológico das ferramentas da INDE por meio de contratação de consultoria especializada.

Para acessar aos mapas climáticos resultantes da parceria entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), basta acessar o site da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

A 27ª Conferência Internacional de Cartografia, que será realizada pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto, já conta com a participação de representantes de 66 países, que enviaram trabalhos para o evento.

A Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) está realizando uma série de Treinamentos para servidores públicos de instituições que fazem parte ou que pretendem aderir à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

O IBGE lança hoje, 18 de dezembro de 2014, em versão impressa e digital, o Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000 (1cm=25km), que consiste em uma representação cartográfica de todo o território brasileiro, informando a distribuição espacial das capitais e cidades, com destaque para as de maior população.

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), principal estrutura geodésica de referência no País, opera agora com 112 estações.

O último Treinamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) de 2014 ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro. Caso queira indicar um colega de trabalho para participar ainda temos vagas disponíveis. Abaixo seguem os dados do Treinamento.

A CONCAR através do PROSIS, instrumento de financiamento do BID, busca o aperfeiçoamento tecnológico das ferramentas da INDE por meio de contratação de consultoria especializada.

Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, o Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Labgis/UERJ) irá realizar os eventos

4ª Reunião do Fórum Intergovernamental de Gestores de Geoinformação. Subsídios para a Política Nacional de Geoinformação

Você está convidado a participar da segunda edição do Simpósio Basileiro de Cartografia Histórica, que acontecerá em maio de 2014.

Programa da SPI/MP é um dos três mais bem avaliados da Administração Pública nesta categoria

Medida foi detalhada durante a 21ª reunião plenária da Comissão Nacional de Cartografia

A fim de atender a sociedade e possibilitar a integração entre sistemas, redes, dados e tecnologias

Brasília, 08/11/2013 - Na última quarta-feira (6), foi realizada no ministério do Planejamento a 3ª reunião do Grupo Técnico da Comissão Nacional de Cartografia (Concar)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IBGE disponibiliza hoje (22/10/2013), no seu portal na Internet, a Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala de 1:250.000 (onde 1cm = 2,5km), como parte do Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica (BC250). Até então, a Base estava dividida em blocos, e agora disponibiliza um conjunto de dados com visão de todo o território nacional para essa escala.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Brasília, 16/08/2013 – No último dia 09 de agosto entrou em operação o “Nó” do Ministério da Saúde (MS) na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Diretoria de Geociências do IBGE recebeu o Prêmio Eu Esri 2013 (Encontro de Usuários Esri – Environmental Systems Research Institute)) pelo Atlas do Censo Demográfico 2010 lançado recentemente (28/06/2013).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

No dia 19 de junho, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi agraciada como “Melhor Iniciativa de IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais) da América Latina”.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Já estão disponíveis, no site do IBGE, as novas imagens do estado de Pernambuco geradas pelo sensor AVNIR-2 (do satélite ALOS). As imagens fazem parte de um projeto que está sendo desenvolvido para a disponibilização de ortoimagens, mosaicos e cartas-imagem atualizadas e compatíveis com a escala 1:100.000.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O IBGE lançou hoje, 18 de dezembro, a segunda edição do Manual Técnico da Vegetação Brasileira – obra de referência para estudo, mapeamento e pesquisa da vegetação no Brasil.